Pages

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Fio de cabelo Virgem x Fio de cabelo com Química


Observem a diferença de um 
cabelo virgem e um cabelo químicamente tratado:

Fio de Cabelo Ampliado

A imagem a seguir, mostra um fio de cabelo ampliado por um microscópio eletrônico.
O objetivo é para que você leitor(a) entenda melhor a complexidade e os cuidados à serem tomados no dia-a-dia.

Aqui nós vemos as escamas ou culticulas do lado externo, também o cortex na parte interna e a medula que vem da parte central do cortex.
Para que vocês entendam melhor, vejam o exemplo mais detalhado na figura da ultima edição: 

sábado, 5 de junho de 2010

O que é pH Capilar?

 

Cabelo

O cabelo (do latim capĭllus) é cada um dos pêlos que crescem na parte superior da cabeça do corpo humano. Diferenciam-se dos pêlos comuns pelo seu elevadíssimo número e pelo desenvolvimento em comprimento. Podem ser lisos, crespos, ondulados e de muitas cores (loiros, ruivos, castanhos, negros e, em pessoas idosas ou sob condições anômalas, brancos). Os cabelos crescem numa parte específica da epiderme humana denominada couro cabeludo.

Os cabelos não servem só como um aliado estético (dando forma e valorizando o rosto) mas também funcionam como um isolante térmico, protegendo a cabeça das radiações solares e da abrasão mecânica.

Estrutura Interna Cabelo
O fio de cabelo se divide em três regiões distintas: cutícula, córtex e medula.

Cutícula
Camada externa do fio de cabelo que se divide e 0 a 12 camadas que, sobrepostas, protegem a estrutura. Por ser transparente nos permite ver a cor do fio do cabelo. A cutícula sofre agressões externas (sol, chuva, poluição etc.) por ação mecânica (escovar, pentear etc.) e transformações químicas (relaxamento, permanente, colorações, reflexos etc.)

Córtex
Região intermediária onde transformamos, de todas as formas, a estrutura do cabelo. Nesta região encontramos as seguintes ligações químicas:

* ligação salina: no simples ato de molhar o cabelo a sua extensão é aumentada.
* ligação de hidrogênio: a deformação acontece quando transformamos temporariamente o cabelo.
* ligação de enxofre (também conhecido como Ponte de Dissulfeto): só é rompido através de química e sua transformação é permanente.

Medula
É a parte central do fio. Há fios de cabelos que não possuem medula, não modificando em nada sua estrutura. O canal da medula pode estar vazio ou preenchido com queratina esponjosa. Ainda não foi determinada a função desta região. Contudo estudos recentes apontam as pesquisas para uma associação da medula com o primeiro instante da fase de germinação do fio onde a medula serviria como um "direcionador" do novo fio em direção ao poro.

O pH do Cabelo
O termo pH (Potencial Hidrogeniônico) é usado para determinar o grau de acidez ou alcalinidade de uma substância líquida. A camada hidrolipídica que protege o cabelo, a pele e a unha têm pH levemente ácido, um valor compreendido entre 4,2 e 5,8 na escala de pH. Dessa forma, todos os produtos que entram em contato com o corpo humano devem ser neutros (pH igual ao do cabelo, pele e unha) ou levemente ácidos (em cosmetologia considera-se até um pH = 6,1). Se lavarmos o cabelo com xampu alcalino, por exemplo, suas cutículas abrem, ele fica sem brilho, difícil de pentear e embaraçado.

A estrutura de um fio de cabelo é composta dos seguintes partes,
* fio de cabelo
* superfície da pele
* sebo
* folículo capilar
* glândula sebácea

Tipos de cabelo
* Secos: como o couro cabeludo tem pouca oleosidade, os fios acabam ficando ressecados, quebradiços e sem brilho.
* Normais: não têm excesso de oleosidade na raiz nem pontas ressecadas. Dispensam grandes cuidados para exibir um aspecto brilhante e saudável, só que, infelizmente, são raros.
* Oleosos: basta um dia sem lavar que eles já ficam com aspecto sujo, oleoso, pesado. Isso ocorre porque glândulas sebáceas têm atividade excessiva. Passar a mão nos cabelos e utilizar água muito quente durante a lavagem potencializa a oleosidade.
* Mistos: possuem características de cabelos oleosos e secos, ou seja, o couro cabeludo é oleoso e as pontas são ressecadas e às vezes duplas. É o tipo de cabelo mais comum e também o mais difícil de tratar.

Anomalias da haste do cabelo:

Tricorrehexis Nodosa
Todo o comprimento da haste do cabelo (sobretudo na proximidade das pontas), encontramos a presença de verdadeiros nódulos, oriundos de uma alteração tanto longitudinal como transversal da secção curtical.

Cabelos Saudáveis e Cabelos Danificados
* Cabelos Saudáveis: cada fio de cabelo é coberto por uma camada de escamas bem fechadas, chamadas cutículas, que protegem o interior do cabelo. Nos cabelos saudáveis, essa cutícula tem um padrão regular, o que mantém as moléculas de água e de proteína seladas dentro do cabelo, mantendo-o maleável, com brilho, forte e macio.

* Cabelos Danificados: apresentam um desgaste provocado por produtos químicos (permanentes, produtos inadequados, tinturas, descoloração, etc.), além dos danos físicos (exposição excessiva aos raios UV, uso de secadores, escovação brusca). Em ambos os casos, ocorrem anomalias na disposição das cutículas e, conseqüentemente, na estrutura dos fios e do couro cabeludo. Nos cabelos danificados, as escamas estão abertas, o que provoca perda de brilho, umidade e resistência. É por isso que eles necessitam de um tratamento profundo e intensivo